Chamada para antologia ‘Garotas & Armas’
em 20/10/14, às 16:15, arquivado em Novidades

unnamed

ORGANIZAÇÃO: FELIX ALBA

Luzes…
Tendo por objetivo selecionar histórias que compreendam tramas, tanto de Fantasia quanto de Ficção Científica, protagonizadas por garotas.
 
Câmera…
 
“Garotas & Armas”
 
Esta será uma antologia centrada no subgênero mais comum em filmes e animações de ação (adaptado à narrativa em conto): Girls with Guns and Swords (Garotas com Armas de Fogo e Espadas).
 
Geralmente retratando em animês e filmes asiáticos a trajetória do embate de um garota (ou grupo de garotas) habilidosas com armasbrancas ou de fogo (ou do que você quiser!) contra seus antagonistas.
 
Imagem inline 1
 
Elegemos este tema por poder ser tratado usando não tão só a ação propriamente dita. Aqui insistimos em ressaltar que o suspense de um thriller (exemplo: Michonne em The Walking Dead), o drama psicológico de vingança (Beatrix Kiddo/A Noiva em Kill Bill), ou o heroísmo fantástico de uma bárbara (Red Sonja), e tantos outros exemplos de mulheres fatais (principalmente quando perdem suasarmas) são válidos.
 
Quer queira seu enredo enverede pelo Steampunk (as meninas de Sucker Punch), pelo Futurismo cibernético (como nos animês, Bubblegum Crisis e Ghost in the Shell); ou mergulhe no mundo de espiões e agentes secretos e assassinos à sangue-frio (Alias, Nikita, o animê Noir)… As possibilidades são inúmeras!
 
Imagem inline 4

 
Não importa se você é um autor veterano ou estreante, sendo seu conto interessante, empolgante e bem-escrito, fique tranquilo, ele tem grandes chances de estar entre os escolhidos.
 
Lembramos que homenagens a referências são bem vindas, todavia devemos maneirar, afinal de contas, não queremos que nossas femmes fatales sejam cópias fajutas das garotas duronas que tanto nos inspiram.
 
…Ação!
 
Imagem inline 5

 
 
 
Informamos que não teremos um número fixo de contos para selecionar. Portanto, se houver coro suficiente, com qualidade e potencial para um segundo volume, não hesitaremos em apurá-lo. Afinal, tudo dependerá de como vocês nos surpreenderão.
 
As submissões precisam seguir algumas especificações.
 
Atenham-se ao tema, que é simples e permite uma liberdade grande o bastante.
 
Aceitaremos apenas trabalhos originais (que não sejam fanfictions ou traduções) inéditos, ou seja, que não estejam disponíveis online ou tenham já sido publicados anteriormente. 
 
Lembrem-se de que para se ter um conto (ou mais) analisado, será necessário o pagamento de uma taxa de R$10,00 (dez reais), por conto, no ato de inscrição (enviaremos as instruções de como proceder para o e-mail que usarem ao mandar o/s arquivo/s).
 
Caso o mesmo autor deseje submeter mais de um conto (no máximo três; porém só será escolhido um trabalho por autor), deverá fazê-lo em e-mail separados.
 
Caso haja contos em co-autoria, o pagamento da taxa de inscrição é por conto, ou seja: não importa se for escrito solo ou em dupla… Favor, mantenham as co-autorias em no máximo por duplas.
 
Escrevam histórias de no mínimo 20.000 e máximo 28.000 toques (caracteres com espaços). Levaremos em consideração o nível de estímulo que a trama e a personalidade das personagens nos causará, caso seu texto esteja um pouco fora desses limites, não se desespere.
 
Os autores selecionados não terão que pagar pela publicação do livro.
 
A antologia ‘Garotas & Armas’ receberá contos entre os dias 20/10/14 e 20/01/15*. As histórias enviadas após o período determinado serão automaticamente excluídas da seleção (e também da caixa de entrada do nosso e-mail; encorajamos vocês a registrar suas obras na Biblioteca Nacional, por desencargo de consciência, mas saibam que seus Direitos Autorais já são garantidos por lei mesmo sem o registro). Assim, as instruções de como proceder não serão enviadas aos seus autores. Contudo, sugerimos a todos a se planejarem, e se não houver tempo, guardem suas histórias (desenvolvam-nas) e submetam-nas novamente numa próxima oportunidade.
 
Ao enviar seus trabalhos (por e-mail), lembrem-se de incluir somente no corpo da mensagem, estes dados importantes: seu nome completo (e pseudônimo se preciso), data de nascimento, cidade/estado, e telefone (fixo ou celular). Por favor, atentem por manter tanto seus endereços eletrônicos como seus números de contato ativos.
 
As submissões deverão seguir o padrão de formatação:
Tipografia: Times New Roman
Tamanho: 12
Espaçamento: 1,5
Margem de parágrafo (a distância de um clique na tecla Tab), Alinhamento (Justificado).
Para diálogos, usem o travessão (traço longo): . Para não confundirmos com hífens (-).
 
Enviem para: editora.buriti@gmail.com
 
Imagem inline 6

 
 
LINKS ÚTEIS
 
Girls with Guns
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Girls_with_guns
 
List of female action heroes
 
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_female_action_heroes
 
 
* Sujeito a alterações.
 
 
EDITAL
 
CONVOCAÇÃO PARA ANTOLOGIA “GAROTAS & ARMAS”
 
SELO BURITI ANTOLOGIAS
 
ANO 2014
 
1.      OBJETIVOS
 
1.1 – Estimular a escrita, apoiando a publicação de trabalhos nacionais inéditos.
 
1.2 – Revelar novos autores, descobrir novos talentos.
 
1.3 – Apoiar jovens escritores que tenham interesse em aprimorar seus trabalhos e publicar seus contos.
 
2.      PROCESSO DE INSCRIÇÃO
 
2.1 – Podem se inscrever todos os interessados, desde que respeitando as regras do processo seletivo. São elas:
 
2.1.1 – Apenas serão aceitos trabalhos inéditos, isso é, ainda não publicados.
 
2.1.2 – Apenas serão aceitos trabalhos de inteira autoria da pessoa inscrita. Não serão aceitas traduções, adaptações ou fan fictions.
 
2.1.3 – Cada pessoa poderá se inscrever com o número máximo de 3 (três) trabalhos. No entanto, só será escolhido um trabalho por participante, um mesmo inscrito não terá mais de um conto selecionado (para o mesmo volume).
 
2.1.4 – Se tratando de uma antologia de contos, apenas serão aceitos trabalhos no estilo literário CONTO. Não serão sequer analisados poemas ou romances.
 
2.1.5 – Apenas serão analisados os contos que, tendo realizado o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$10,00 (dez reais), se adequarem a temática proposta neste edital.
 
2.1.6 – Menores de 18 anos que queiram inscrever seu trabalho devem apresentar autorização dos pais, no momento de assinatura do contrato, caso sua obra seja selecionada.
 
2.2 – Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail dos organizadores com cópia para o da Editora, afim de que seus contos seja analisados.
 
2.2.1 – O e-mail para envio é: editora.buriti@gmail.com
 
2.2.2 – O prazo para envio começa no dia 20/10/2014 às 00:01 horas e termina no dia 20/01/2015 às 23:59 horas. Não serão aceitos quaisquer trabalhos enviados fora deste prazo.
 
2.2.3 – Os contos deverão ter entre 20 mil e 28 mil toques (caracteres contando com os espaços). Os contos que ultrapassarem estes limites não serão automaticamente descartados, desde que apresentem qualidade literária e se enquadrem na temática proposta da antologia.
 
3.      PROCESSO DE SELEÇÃO
 
3.1 – As histórias selecionadas após a triagem inicial serão encaminhadas para a Editora Buriti para criteriosa aprovação final.
 
3.2 – Destas etapas decisórias não caberão recursos de qualquer tipo.
 
3.3 – Serão selecionados (por volume) entre 10 (dez) e 15 (quinze) contos para, conjuntamente com os trabalhos de autores convidados, comporem a antologia.
 
3.4 – Os selecionados serão informados via e-mail, após o prazo estabelecido no item 5 e subitens deste edital. Aqueles que não receberem o referido e-mail na data determinada devem concluir que não foram selecionados, visto que a equipe organizadora apenas enviará mensagens para os autores dos contos escolhidos.
 
3.5 – A lista de aprovados também estará disponível, após o prazo determinado no item 5 e subitens, no blog da Editora Buriti.
 
3.6 – Após o recebimento dos e-mails, os autores selecionados receberão seus textos com comentários de leitores beta, tanto da equipe de organizadores da antologia, como de autores convidados. Ao inscrever-se, o autor compromete-se a ler os mencionados comentários elevá-los em consideração. Fica a cargo do autor se a modificação em seu texto será feita ou não.
 
            3.6.1 – Haverá prazos para reconstrução e reenvio dos textos, caso o autor queira modificá-los. O prazo será improrrogável e o autor que não enviar seu texto até a data acordada, implicitamente, abre mão de seu direito de ser publicado, podendo a comissão organizadora e a editora, inclusive, selecionar outro conto para substituí-lo, caso creia ser adequado.
 
4.      TEMA
 
4.1 – Esta antologia não terá um estilo obrigatório, podendo o autor escrever uma história de romance, fantasia, horror, drama, aventura, etc. Qualquer estilo de sua preferência.
 
4.2 – É obrigatório, no entanto, que todos os contos contem com a presença do elemento central “Garotas & Armas”. Exs. Vingadoras, Assassinas, Espiãs, Artistas Marciais, Heroínas, entre outros. O autor pode se utilizar do elemento “garotas e armas” como achar melhor, desde que tal elemento esteja presente na linha central da trama.
 
4.3 – Não serão aprovados contos que não apresentarem o elemento obrigatório como disposto neste edital no item 2.2.5.
 
5.      RESULTADO
 
5.1 – O resultado será dado até dois meses após a data limite de envio dos trabalhos, podendo ser divulgado antes. A comissão organizadora e a Editora Buriti guardam, no entanto, o direito de prorrogar tal prazo, dependendo da quantidade de contos inscritos.
 
5.2 – Em caso de prorrogação, o anúncio será feito por todas as mídias vinculadas a comissão organizadora e a Editora Buriti.
 
6.      PUBLICAÇÃO
 
6.1 – A obra tem previsão de publicação para o primeiro semestre do ano de 2015.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Ao submeter seu trabalho por e-mail, tenha o cuidado de manter seu endereço eletrônico ativo, além de não se esquecer de enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida.
 
Mais informações no blog da Editora Buriti.
 
ORGANIZADOR
 
Felix Alba

por Editora Buriti Comentários

Posts Relacionados



Nenhum comentário em “Chamada para antologia ‘Garotas & Armas’”


Comentar